Gosto quando um livro joga-limpo com seus leitores. E o
respeito que eu, pessoalmente, espero receber dum livro — sobretudo os que
tratam de negócios e de gestão, cujos leitores têm pouco tempo a perder — deve
aparecer sob a forma de clareza, didática e pràticidade das informações. Para
atingir esses objetivos, há alguns macetes simples que eu, caso fosse consultor
editorial, daria aos autores desses livros.
Primeiro, diminua o tamanho dos capítulos e subdivida-os em
subseções com não-menos de duas páginas. Segundo, crie listas e separe os itens
em tópicos com números ou letras. Terceiro, comece cada capítulo com uma
história, anedota ou exemplo: isso relaxa o cérebro dos leitores e desperta o
interesse. Quarto, capriche muito na diagramação de todo o texto: use caixas,
destaques, notas, epígrafes, lides.
Seja histriônico e engraçado. Use linguagem barroca,
alegórica e colorida. Seu livro deve poder ser dividido em unidades menores e
lido em qualquer seqüência, como se fosse um almanaque ou dicionário. Crie intertextualidade
transdisciplinar. Não: estas não são palavras pedantes usadas por “educadores”
incapazes de se educarem a si-mesmos. Elas se referem ao esforço de criar links com outros assuntos e disciplinas.
E — pelo amor do seu útero árido — não diga òbviedades acàcianas,
frases-feitas, frìvolidades grandiloqüentes ou palavras-de-festim. Pois bem.
Creio que a maioria dessas qualidades estão nos livros da coleção Segredos Profissionais, escritos por
vários autores (ver lista). Trata-se duma série de livros com capítulos
curtíssimos e bem-diagramados, contendo dicas práticas e úteis sobre vários
temas de gestão & negócios.
Todos os livros são bons, mas eu destaco quatro em especial
que poderão ser fundamentais aos empreendedores: Segredos de negociação, de David Brown; Segredos de marketing, de Peter Spalton; Segredos de liderança, de Michael Health; e Segredos de vendas, de Nich Constable. Não espere nada muito avançado e profundo. São dicas do tipo
pegue-e-faça que qualquer pequeno empresário será capaz de entender.
Os capítulos de todos os livros têm apenas duas páginas e levam como título a própria dica que darão. Em seguida, uma epígrafe é apresentada como ilustração e a dica é detalhada e explicada com exemplos. As dicas dão ilustradas com casos reais. Há uma progressão na complexidade das dicas, perfazendo uma estrutura muito leve e didática. A objetividade do conteúdo é algo a se destacar. Recomendo vivamente a leitura!
MANSER, Martin. "Segredos de apresentações." Curitiba: Fundamento, 2013. 128 páginas. R$ 34,00.
DEPOIMENTOS:
“Eu não entendi uma coisa: se são segredos profissionais,
não deveriam ser publicados; se foram publicados, é porque não eram segredos...
ou porque os que os publicaram não eram profissionais.”
Doutor Pelúcio Severo, consultor,
umbandista e ufólogo.
“Folheei esses livros desesperado, procurando segredos
profissionais de-verdade. ¿Cadê a hipnose de clientes, a ameaça a fornecedores, a tortura de concorrentes e a queima-de-arquivo de ex-funcionários?”
Zèzinho Cadela, traficante
e personagem de filme nacional.
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