Crianças, vamos ver se vocês raciocinam como estrategistas cabras-da-peste. Considerem a imagem abaixo. Ela representa cinco empresas (A, B, C, D, E) disputando um mercado cuja amplitude (número de clientes) está limitado pelas setas. O mercado tem a cor azul-claro. A cor representa o "clima atual" desse mercado, quer dizer, o que seus clientes desejam no momento. Esse mercado pode expandir ou contrair (setas); ele também pode mudar sua cor de-repente. Mas você não sabe de nada disso agora.
Percebam que a empresa A está totalmente fora do clima. Sua cor é a mais destoante do mercado. A empresa C, por sua vez, é a maior, por ser a mais sintonizada com o mercado. As empresas B, D, E não são nem totalmente sem-noção (como a A), nem perfeitamente sintonizadas (como a C). A forma como essas empresas estão situadas no mercado faz com que haja uma sobreposição entre A e B. Provàvelmente, a empresa A oferece a seus clientes alguns produtos ou serviços que a empresa B também oferece.
Além disso, a posição atual dessas empresas criou três nichos de mercado, quer dizer, três grupos de clientes ou três demandas represadas que não estão sendo satisfeitas por nenhuma dessas empresas. O desafio é o seguinte: imaginando que você queira abrir uma firma para atuar nesse mercado, considerando os dados que você tem hoje e as projeções que consegue fazer para o futuro, ¿em qual dos três nichos você entraria: o nicho 1, o nicho 2 ou o nicho 3? Usem o espaço de comentários para responder. Isto é uma ordem!
Até-mais-ver!
![]() |
Configuração de mercado com cinco empresas e três nichos. |
Entraria no Nicho 1. Pois, por mais que seja aparentemente mais estreito que o nicho 2, tem como concorrentes o altamente destoante "A" e o destoante e pequeno "B".
ResponderExcluirDesta forma, considerando a manutenção ou a diminuição da Amplitude do Mercado Presente, há maior possibilidade de a nova empresa situada no nicho 1 sobrepor "A" e, eventualmente, "B",do que qualquer outra empresa apresentada neste cenário.
Diego.
Boa, Hector Bonilla! Dona Florinda ficaria orgulhosa! No caso, você está contando que as empresas A e B, de certa forma, se autodestruam, e você consiga se inserir no meio delas. É mesmo uma ótima estratégia. ¿Alguém aí teria alguma objeção ou alternativa à estratégia do Hector Bonilla?
ResponderExcluirO meu palpite é no nicho 2, porque:
ResponderExcluir1) é o maior nicho, portanto abriga mais oportunidades de crescimento;
2) fica mais distante dos limites do mercado;
3) considero uma estabilização da empresa C.
4) a empresa D não cresceria tanto assim, visto que ela quase acertou a cor do mercado.
Obrigado!
Boa, Rodrigo! Você está supondo que a empresa C tenha se estabilizado. É provável, tendo em vista que ela já está oferecendo o que o mercado deseja. No nicho 2, você poderia tentar explorar os clientes das empresas D e E, por meio de marketing ou diferenciação de produtos. ¿Alguém aí teria mais alguma alternativa?
ExcluirNão entendo muito do ramo, mas aqui vai minha opinião leiguíssima:
ResponderExcluirA- o nicho 1 parece o mais seguro, dado a distonância com o mercado das empresas "a" e "b".
B- nicho 2 me parece o mais complicado, por causa da empresa "c" (que atende bem o mercado) e as empresas "d" e "e" também não atendem tão mal.
C- nicho 3 parece um meio termo entre os nichos 1 e 2. Não tão fácil, porque a competição seria entre empresas meio-adequadas com o mercado, mas não tão difícil, pelo mesmo motivo (QUASE-adequação).
Eu tentaria o nicho 3: uma empresa no nicho 3 poderia oferecer algo que as empresas "d" e "e" não oferecem e absorver clientes dessas, e com isso ter possibilidade de se tornar competitiva com a empresa "c", dado que há espaço (nicho 2) para essa competição.
E, apesar de o nicho 1 ser promissor, a minha objeção é a pouca quantidade de clientes para fazer uma boa competição com a empresa "c".
Estela.
Ótimo, Estela! No caso, você mapeou todas as possibilidades estratégicas, o que é muito importante, uma vez que não é possível antecipar os próximos movimentos dos concorrentes, dos consumidores e do próprio mercado como um todo. É bom, portanto, saber quais são todas as alternativas. Ademais, não está dado neste esquema que propus quais são as vantagens diferenciais de cada empresa -- o que será objeto de outro desafiozinho.
ResponderExcluir